A proposta desta intervenção que pode ser realizada em 15 minutos ou até 1h e é uma mistura de palestra e origami é ideal para escolas, empresas e famílias.
Objetivos alcançados: Colocar em prática os conceitos da educação maker e promover reflexões sobre a necessidade de reinventarmos a educação.
A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.[1]
Fonte: Wikipedia
Se quiser levar esta atividade para sua escola, organização ou família, entre em contato com MarcioOkabe.com.br – 11 99480-1777 (Whatsapp).
“Maker” é uma palavra em inglês que significa criador, fazedor, realizador. Um aspecto importante desse universo “maker” é o espaço físico, sendo famosos os laboratórios de fabricação onde estão disponíveis máquinas e ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos e acessórios para desenvolver eletrônica.[2] Nesse contexto, são notórios os chamados “makerspaces“, fab labs ou mesmo os já mais tradicionais hackerspaces, que permitem a disseminação da cultura maker. A Educação Maker é a introdução dessa cultura nas escolas públicas e privadas, em cursos e em outros projetos educacionais.[3]
Fonte: Wikipedia
Marcio Okabe
Marcio Okabe é um ex-engenheiro eletrônico formado na Unicamp que encontrou seu IKIGAI no origami.
Origamista por paixão, educador maker por missão e palestrante por vocação é como ele se apresenta, mas e a profissão?
Ele é um polímata que é uma pessoa que acumula várias profissões. Especialista e eterno aprendiz em várias áreas como marketing digital, apresentações, vídeos, ferramentas digitais, empreendedorismo, futurismo e, principalmente, mindset.
Seu SONHO? Ajudar as pessoas a se reconectarem com sua criança interior através da arte milenar japonesa do ORIGAMI e transformar a EscolasdeMakers.com.br no maior espaço maker do Brasil.
http://origami.club/cocriadores/marcio-okabe/
Mensagem para ser enviada antes da aula
Eu sou da época que eu ia para escola assistir aulas e o conteúdo pertencia ao professor e lembro que tinha que copiar o quadro negro. Ao voltar para casa, eu tinha que estudar por estas notas e pelos livros didáticos.
Vivemos um tempo no qual TODO CONTEÚDO já está na internet e esperar uma aula para receber o conteúdo está ultrapassado.
A sala de aula invertida já se consolidou como uma das metodologias ativas mais eficientes. Por isso, quero propor um desafio. Assistam o vídeo “Professor Maker 3.0” no site http://escolademakers.com.br
O desafio é: Pesquisem no YouTube um origami e FAÇAM para nos mostrar no dia do encontro.
Nosso encontro será um espaço de trocas e experiência.! Ah, prometo que ninguém vai precisar copiar do quadro negro.