Aprenda a montar uma bela luminária de Natal.

Veja mais 

Cursos online de Programação para Crianças com Scratch

Participe do grupo no Whatsapp para saber como participar das turmas MAKERS.


Quero ser um professor maker

O Coronavirus mudou as regras do MUNDO INTEIRO. Os desafios vão muito além da SAÚDE. A EDUCAÇÃO é fundamental e o modelo tradicional foi colocado em XEQUE, pois as escolas não estão conseguindo migrar para o mundo online. As dificuldades não é a tecnologia, pois já existem soluções de comunicação mais do que suficientes. O maior PROBLEMA é o modelo de educação baseado em conteúdo e focado no vestibular. As escolas possuem regras rígidas e uma hierarquia que não permite que os professores tenham uma CONEXÃO MAIS DIRETA com as crianças e com os pais/mães.

As nossas casas se tornaram as escolas!

Gosto muito da foto abaixo, pois eu tirei na atividade Clube de Invenção no SESC Paulista. Foram 7 horas de atividades onde pais/mães e crianças poderiam INVENTAR o que quisessem. A foto ilustra como a educação deveria ser: A criança concentrada e focada em SEU PROJETO e o educador maker como facilitador do aprendizado.

 

O que as crianças mais precisam neste momento é CONEXÃO, ACOLHIMENTO e INTERAÇÃO, não CONTEÚDO.

Talvez seja a hora de deixar de lado o excesso de REGRAS, pois ela nada valem neste cenário atual.

OS MAKERS são como veleiros ágeis que conseguem mudar de direção e acompanhar o vento. Neste momento de crise que traz grandes oportunidades, quem sabe não é o momento de criar uma grande REDE DE EDUCAÇÃO MAKER?

Podemos formar grupos de 5 a 10 crianças e jovens com acompanhamento de 1 ou mais tutores através de salas de aula online via Zoom. Ao invés de focar no CONTEÚDO, vamos deixar as crianças e jovens trazerem suas IDEIAS E PROJETOS.
Quando era criança, lembro que meu pai fazia carrinhos de rolimã, estilingue e outros brinquedos. Minha mãe me ensinou ORIGAMI e diversas outras artes manuais, até tricô eu aprendi a fazer.
Hoje percebo o significado deste ato de FAZER como uma forma de estar próximo dos meus pais e uma educação pelo exemplo. Com a era da internet e tecnologia, as pessoas perderam contato com a importância do FAÇA VOCÊ MESMO.
Nos últimos anos, o Movimento Maker vem ganhando cada dia mais adeptos. Não se iluda achando que ser um MAKER é como alguém que pratica um hobbie. O MAKER é antes de tudo um empreendedor que percebeu a importância de assumir o desafio de inovar e aprender através do FAZER.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Aristóteles

Os MAKERS estão sendo valorizados em áreas como EDUCAÇÃO e as escolas estão buscando criar espaços Maker para proporcionar um aprendizado baseado em PROJETOS. As empresas também descobriram que atividades MAKER podem ser caminhos para estimular a CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO.
Você se considera um MAKER? Tem filhos(as) e gostaria que eles vivenciassem uma aprendizagem criativa?
https://cursos.escolademakers.com.br