A aula de hoje foi muito legal, pois em 1h de aula conseguimos fazer 3 atividades: Um cubo de origami, uma aula de Scratch e uma aula de química no Minecraft Pocket Edition.

Aula de química no Minecraft

Vejam como é legal explorar o conhecimento e habilidades das próprias crianças. O João Artur tem se mostrado um professor nato de Minecraft e ele mostra como funciona o laboratório de química no Minecraft Pocket Edition.

Mágica no Scratch – Comandos de MENSAGENS

O projeto ficou BEM LEGAL e divertido. Além disso, foi excelente para ensinar como usar as MENSAGENS do Scratch para fazer… MÁGICA.

Vejam as telas e a videoaula.

Acessem o projeto – https://scratch.mit.edu/projects/408497918/

Cubo Sonobe de Origami – Kusudama

Fizemos uma aula sobre o Cubo Sonobe de Origami. A técnica Sonobe é uma variação da

As esculturas são baseadas em um método de dobradura inventado por Mitsonobu Sonobe no início dos anos 1960. Sonobe usava módulos individuais de papel dobrado e os juntava para criar prismas e cubos.

Fonte: G1

Vejam a aula e o tutorial completo.

Vale MUITO a pena lerem a matéria sobre o uso da técnica Sonobe na arte.

Escocesa explora variações tonais de luz sobre papel em esculturas de origami
Artista usa técnica japonesa baseada em juntar módulos individuais de papel dobrado para criar prismas e cubos.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/05/escocesa-explora-variacoes-tonais-de-luz-sobre-papel-em-esculturas-de-origami-1.html

Kusudama – Significado

Fonte: http://terapiadopapel.blogspot.com/p/significado-kusudama.html

Kusudama em sua tradução literal significa “Bola de remédio(kusu=kusuri=remédio e dama=bola).

No japão, durante a Era Heian(sec.VIII à XII), havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre a cabeceira das camas dos doentes.
Com o tempo, passaram a ser ornamentados e perfumados com ervas e fragrâncias. Servia também para afastar o mal e garantir a saúde das crianças.
Atualmente são usados em comemorações, decoração de ambientes e presente a pessoas queridas em votos de saúde, proteção e felicidade.
Os cristais dispostos nos móbiles montados por kusudamas, simbolizam a energia que sai do Kusudama. Como a água que escorre por um fio, os cristais representam algumas dessas gotas que concentram a brilham com a luz e passam pelas kusudamas em direção aos cordões.
Os cordões abaixo da kusudama, servem para distribuir e espalhar essa energia, para pessoa ou ambiente, atraindo boas energias e harmonizando o espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *